Todas as informações foram retiradas do site da MTE-THOMSON. Segue o link: https://www.mte-thomson.com.br/produtosmte/egts/
O EGTS, Exhaust Gas Temperature Sensor em inglês, detecta a temperatura nos gases do escapamento, converte em Voltagem (V), informa à ECU e a partir daí controla e reduz as emissões. O EGTS é localizado no escapamento do veículo conforme abaixo: T3 – antes do Turbo Compressor T4 – depois do Turbo Compressor T5 – antes/depois do Catalisador de Oxidação Diesel (CAT) T6 – antes/depois do Filtro de Partícula Diesel (DPF) e Catalisador de Redução (SRC) TEGR – antes/depois do Sistema EGR de alta pressão
Com a ajuda dos diferentes sinais dos EGTS, os dispositivos de tratamento de gases de escape podem operar em suas condições ideais e suas funcionalidades são constantemente verificadas (OBD – Diagnósticos On-Board). Por exemplo:
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Com as sondas de temperatura antes e depois do turbocompressor, verifica se ocorreu uma queda de temperatura (cerca de 150 ° C)
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O CAT e o SRC precisam atingir uma temperatura de operação mínima, respectivamente 140 ° C e 190 ° C
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As temperaturas antes do turbocompressor e após o DPF, são monitoradas para que esses componentes não se sobreaquecem.
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O comportamento das temperaturas após antes e depois do DPF (juntamente com o sinal do EGPS – Sensor de Pressão Diferencial) indica se um processo de Regeneração foi executado com sucesso.
A MTE-THOMSON fabrica duas tecnologias diferentes de EGTS, NTC Thermistor e PT200. Desta forma, podemos oferecer uma gama completa no mercado de reposição.
Aplicação
O sinal é medido usando um Voltage-Divider. Alguns ECU fornecem 2.2 kOhms pull-up.
SINAIS: PT200 (rosa) X NTC (azul)
Saída de tensão inferior a NTC vs. Pt200 com resistência de pull-up de 1000 ohms e alimentação de 5 V DC.
Componentes
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Tampa inoxidável fechada: protege o elemento sensor contra a atmosfera de corrosão e as gotas de água do escape
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Termistor NTC: elemento cerâmico Coeficiente de temperatura negativa
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Pt200: elemento de platina com coeficiente de temperatura positivo, que possui uma resistência de 200 ohms a 0 ° C
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MIC: cabo isolado mineral que separa a parte quente da parte fria.
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Fios: isolados em teflon – resistentes a óleo, gás e água. Arame trançado – Maior flexibilidade
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Conectores: PA + GF. Qualidade OEM
Quando não funciona As falhas das sondas de temperatura podem levar a:
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Regeneração de filtro desnecessária
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Perdas de energia se o sensor não estiver detectando o nível de saturação do filtro
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Luz de painel para filtro de partículas e pré-aquecimento de luz piscando
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Redução da vida útil do filtro devido a regenerações desnecessárias
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Deterioração do turbocompressor, componentes CAT, SCR e DPF
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Aumento do consumo de Diesel
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Aumento dos níveis de poluição de CO, NOx e HC