A medição da eficiência catalítica é a única forma de ter a certeza da real situação do catalisador e do sistema como um todo. Para realizar a leitura, você deverá instalar a SONDA ANTES do CATALISADOR, conforme a figura 01. Se você não quiser furar o cano de descarga, projete um adaptador que poderá ser colocado e removido para realizar a medição.
Furo pré catalisador
Fig01 – furo para instalar a SONDA ANTES.
Na figura 02, vemos a SONDA ANTES , já instalada no local. Após a medição, retirar a SONDA ANTES e tapar o furo com um tampão que poderá ser rosqueado no lugar do sensor.
Catalisador com Sonda de NOx Antes
Fig 02 – SENSOR ANTES instalado.
Após a instalação, abrir o software e conectar o equipamento ao computador.
Software NOx Tester
Fig 03 – Software para analisar a eficiência do catalisador e todo o sistema de pós-tratamento.
O cálculo da eficiência catalítica, será efetuado de forma automática pelo
software, porém , é necessário levar o veículo para estrada ou colocar em um
DINAMÔMETRO de rolo. Durante a medição, cuide para que a carga do motor
esteja fixa. Por exemplo , deixar a carga em 40%,50% ou 60%.
Por exemplo:
SONDA ANTES: a leitura durante o teste é de 1500 ppm de NOx.
SONDA DEPOIS: a leitura durante o teste é de 300 ppm de NOx.
A EFICIÊNCIA, SERÁ DE : 80%
Veja que sem o Valor De leitura da SONDA ANTES, não é possível calcular a
eficiência do catalisador, ou seja , mesmo que o NOx medido DEPOIS esteja
em 200 ppm, não podemos afirmar que o catalisador está bom.
Somente com a leitura do SCANNER DO SENSOR DEPOIS, não é possível saber
da condição do catalisador.
LEMBRE-SE MEDIR A EFICIÊNCIA, NÃO TEM NADA A VER COM O
ENTUPIMENTO DO CATALISADOR !!!
CONTINUAMOS NA PRÓXIMA DICA !!!